Para tirar segunda via de documentos como DPVAT, IPVA, Licenciamento, por exemplo, o usuário deverá acessar essa página disponível logo abaixo:
Após isso, basta estar informando o número e o RENAVAM do veículo que deseja recuperar os documentos.
A partir dessa consulta, é possível ver, além das multas,todas as informações relacionadas a seu veículo. Clique no documento que deseja obter mais informações e, posteriormente, clique na opção “imprimir 2 via”.
Como consultar serviços do DETRAN
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA RJ, é um tributo colhido anualmente pelo Detran, e o seu pagamento é obrigatório. O não pagamento do tributo impede que o proprietário legalize o seu veículo, o que pode gerar complicações legais e muita dor de cabeça. Por exemplo: caso o motorista seja pego dirigindo com o IPVA atrasado, receberá uma multa, poderá perder pontos na carteira e ter sua propriedade apreendida.
Para realizar a consulta do IPVA e DPVAT Rio de Janeiro basta seguir as instruções abaixo:
- Acesse: www.detran.rj.gov.br;
- Insira a placa e o RENAVAM do veículo para saber todas as pendências relacionadas ao IPVA;
- Depois, veja a melhor forma de pagamento e vá em uma agência credencia mais próxima de sua residência.
Simulado DETRAN RJ
Caso você esteja em processo para tirar a sua primeira carteira de habilitação, é possível encontrar um monte de informações bacanas e ferramentas importantes dentro do portal do Detran. O simulado, uma das ferramentas mais buscadas por quem está tirando a CNH, é muito importante na formação de novos condutores.
A partir dele, o motorista terá uma noção do seu conhecimento e, ao realizar o exame, saber como se sairia caso fizesse a prova atual. Para quem está estudando, o simulado Detran RJ é a melhor forma de aprimorar os estudos e dominar todas as leis e normas de trânsito que cairão no exame final.
Nesse artigo você aprendeu como tirar a segunda via dos documentos mais importantes do seu veículo, e como utilizar os cursos mais populares no site do Detran do Rio de Janeiro. Ainda está com alguma dúvida? Faça um comentário!